Criticar os Estados Unidos já é modinha faz tempo. Mas por mais FILOSDAPUTA que eles possam ser as vezes, em relação a alguns assuntos como meio ambiente e guerras, não podemos negar que eles são exemplo de patriotismo. Os FILOSDAPUTA tem prazer em dizer que são americanos, em ostentar as cores de sua bandeira, e a maioria deles tem orgulho de fazer parte dessa pátria que é simbolo de desenvolvimento e poder. Quem estava nos EUA em setembro de 2001 viu isso muito bem, não haviam carros sem a bandeirinha azul e vermelha, e não haviam mais lojas das quais se podiam comprar essas bandeirinhas, pois já estavam todas esgotadas! Mais ou menos como acontece aqui no Brasil em época de Copa do Mundo, mas a diferença é que por lá estava imperando a dor e a tristeza.
Esse hiperpatriotismo fica muito claro nos super-heróis que eles acabaram exportando para o mundo todo, como o Superman e a Mulher Maravilha, que carregam as cores da dandeira em seus uniformes. O ápice dessa leva da patriotismo simbolisada por super-herois foi o Capitão América. Que narra a historia de um garoto magricelas que sonhava em fazer parte do exército para combater nazistas na segunda guerra mundial. Como foi recusado por não ser saudável o suficiente, ele aceita participar de um experimento para a criação de soldados especiais, chamado Projeto do Supersoldado, e é assim que nasce o Capitão America, carregado de simbolismos e inspirações.
O HQ da Marvel Comics já foi adaptado para o cinema em 1990, e agora voltará as telonas com o título de Capitão América: O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger). Dirigido por Joe Johnston e estrelado por Chris Evans. Várias pessoas já vestiram o uniforme do capitão America, engrandecendo ainda mais ele como um simbolo, algo imortal. Se for morto, poderá ser substituido por outro patriota, sendento por defender os valores da pátria. Esse filme contará a história do primeiro lider dos vingadores, aquele garoto franzino que queria servir na segunda guerra. A estréia está prevista para 22 de julho nos EUA e 29 de julho no Brasil.
Post: colaborador @Waltieller
Nenhum comentário:
Postar um comentário